Anais Anpuh

Sobre

Em 2011 a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH-Brasil completou 50 anos de existência ativa, acompanhando o processo de formação da comunidade científica dos historiadores, que hoje atua em mais de 500 cursos de graduação em História e 55 Programas de Pós-Graduação em História, espalhados por todo o país.

 

Em 1961 foi fundada a ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTORIA – APUH, em Marília, no estado de São Paulo, quando foi organizada uma reunião científica de professores universitários de História. Participantes da reunião fazem parte hoje da estante dos estudos históricos no país. Eram preocupações no momento inicial: a formação de professores de História; o ensino de História no país; a preocupação com a preservação documental e com a divulgação do conhecimento histórico, itens que até nossos dias são objeto de reflexão e atuação da sociedade científica.

 

Como parte das atividades de comemoração dos 50 anos da Associação e atendendo a crescente demanda de solicitações de acesso ao material do acervo histórico acumulado, quer por alunos de graduação quer por pós-graduandos e pesquisadores de história em geral, apresentamos o projeto de livre acesso do material existente via digitalização do acervo histórico da Associação – todo o material acumulado quer na sede da Nacional quer nos Núcleos Regionais, para publicação no site, atendendo a demanda social de transparência, de abertura dos arquivos institucionais e preservação da memória científica nacional no campo dos estudos históricos.

 

A ANPUH dispõe de site institucional: http://www.anpuh.org/site/capa, que articula os Núcleos Regionais estabelecidos em cada estado, os Grupos de Trabalho de pesquisadores, indica as publicações online da área, relaciona os eventos científicos conforme sua realização e apresenta as discussões pertinentes as atividades profissionais.

 

Publica desde 1981 a Revista Brasileira de História, RBH, inscrita no SCIELO, Qualis Al, e integralmente disponível online a partir do vol.l, no. l, no site http://www.anpuh.Org/revistabrasileira/public/5.

 

Edita também a revista eletrônica História Hoje, desde 2003, no site: http://www.anpuh.org/revistahistoria/public.

 

Desta forma, na tradição de preservação do conhecimento historiográfico desenvolvido no país pela comunidade científica, a proposta de digitalizar o acervo institucional é mais uma etapa demonstrativa do grau de maturidade atingido pela comunidade científica dos historiadores no país.

 

De forma significativa, o surgimento da Associação está ligado a alguns fenômenos políticos-sócio-culturais nacionais que propiciaram liberdade de expressão no período democrático entre 1946-1964; a expansão e ampliação dos cursos universitários de História nas décadas de 1950-1960; a ampliação do corpo docente dos cursos universitários com titulação em história e com doutorados em história no país e no exterior, e o crescente interesse social pelos estudos históricos.

 

A ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA/APUH foi transformada em ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA/ANPUH em 1971, no evento em Goiânia, acompanhando a expansão dos cursos universitários de História dos anos de 1970.

 

A partir de 1993, a associação transformou-se em ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA, mantendo a sigla ANPUH, ao incorporar em seu rol de associados os professores das redes de ensino públicas e privadas e os profissionais atuantes em campos correlatas. Tal momento espelhava também as demandas políticas e sociais que remetiam à remoção do entulho autoritário, como a luta pelo fim das licenciaturas curtas em Estudos Sociais e a remoção das disciplinas escolares de Organização Social e Política Brasileira/OSPB e Educação Moral e Cívica/EMC dos currículos escolares.

 

A primeira sociedade científica nacional nos moldes das existentes internacionalmente, que reuniu especialistas acadêmicos em diversos níveis de atuação foi a SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIENCIA/SBPC, criada em 1948, da qual a ANPUH é uma sociedade associada.

 

Da ANPUH, pelo processo de crescimento vê especialização dos campos de pesquisas, em consonância com o que foi denominado de ‘fragmentação do campo’, estruturam-se diversas outras sociedades científicas, entre as quais, a Sociedade Brasileira de História de Ciências/SBHC, a Associação Brasileira de Pesquisadores em História Económica/ ABPHE, a Associação Brasileira de História Oral/ABHO, a Associação dos. Pesquisadores da América Latina e Caribe/ANPLAC.

 

Por ocasião dos cinquenta anos de atividade contínua consideramos relevante realizar  um projeto que preserva a memória institucional da associação e ao mesmo tempo a apresente ao público interessado, contribuindo para a preservação da memória e a pesquisa científica.

 

Desde 1961 a ANPUH está sediada no Departamento da História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, atualmente no andar térreo do prédio “Prof. Eurípedes Simões de Paula”, na Avenida Professor Lineu Prestes, 338. Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira. Bairro Butantã. CEP 05508-900. São Paulo-SP.

 

As datas emblemáticas ensejam sempre balanços e incursões retrospectivas. Na iminência de completar meio século de existência, a ANPUH, criada em 1961, aproveita a oportunidade para reunir e tornar publico os documentos que permitiriam rastrear sua própria trajetória no tempo.

 

Há necessidade de reorganizar os registros de caráter administrativo, reestruturar a coleção dos Anais da ANPUH que foram publicados na integra até 1977, reorganizar os materiais pertencentes aos Núcleos Regionais, que retraiam suas atividades e atuação.

 

O fato é que se torna necessário o esforço de recomposição do arquivo da ANPUH, a fim de dotá-lo dos documentos produzidos em decorrência de suas atividades-fim.

 

Para o desenvolvimento do projeto Memorial da ANPUH, contamos com a assessoria da Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo (FFLCH/USP) que com sua equipe disponibilizou o material encontrado neste site.

 

Acessem, pesquisem, aproveitem e enviem sugestões!